O mundo se cansou de desperdícios e excessos. Atualmente, as pessoas se tornaram mais conscientes e preocupadas com o mundo em que vivemos. Este ano, entre as novidades que a Casa Cor trouxe para o mercado de arquitetura e decoração, os arquitetos Cecília Werneburg e Márcio Corrêa preparam um dos ambientes mais sustentáveis do local, em homenagem à empresária Adriana Orlandi, proprietária da Vallori Revestimentos.
O ambiente batizado de Refúgio da Empresária, com 140 m2, tem a proposta de ser um local de relaxamento e muito verde. Segundo os arquitetos, a ideia era fazer um local rodeado pela natureza e que trouxesse essa atmosfera de calmaria em cada canto. “Foi então que pensamos em um grande cubo de vidro que se integra totalmente à natureza e não causa um grande impacto na paisagem natural”, conta Cecília.
Além da paisagem, a luz natural também entrou em cena, fazendo com que o ambiente aproveitasse totalmente a iluminação, e economizando energia. Esta é uma boa maneira de poupar, e não alterar na estética do local. As paredes de vidro fazem com que a claridade entre de forma agradável e arejada, iluminando o suficiente para não precisar de lâmpadas durante o dia.
Outro ponto da luz natural é observado com o painel verde reciclado de garrafa pet. Este painel, feito sustentavelmente, também abre espaço para a iluminação e utilização de garrafas pet que seriam jogadas no lixo, mas que podem completar uma décor chique e discreta.
Uma outra forma pensada para poupar energia e ser ecologicamente correto, é a ventilação natural do espaço. Dispensando o uso de ar condicionado, os sócios aproveitaram a corrente do ar próprio, deixando o ambiente inteligente, bonito e fresco.
Para inovar e surpreender os visitantes, o espaço ainda conta com um colchão flutuante em um lago totalmente sustentável, onde a água é reaproveitada e filtrada novamente, voltando para a superfície. As pedras, vindas da Indonésia, fazem massagem nos pés. Além dessas vantagens, a água ainda umidifica o local, principalmente durante a seca, tornando a brisa ainda mais refrescante.
Até mesmo as cores escolhidas proporcionam uma atmosfera de calmaria, o verde, o branco e pedra natural. A cor branca causa uma leveza e suavidade, que combina com o verde escuro para remeter a natureza, que vai estar presente em todo o local. Para finalizar, pássaros decorativos preenchem o refúgio remetendo e ambientando a natureza em todas as suas formas.