Muita gente vai assistir aos jogos da copa em casa, então é hora de pensar em como preparar o local para receber os amigos, tudo de forma confortável e no clima verde-amarelo. O arquiteto e decorador Nardim Júnior explica que o ponto de partida deve ser as cores da do Brasil: azul, amarelo, verde e branco.
“Uma boa inspiração é o clima tropical. Para sair do clichê da bandeira nacional priorize elementos que deem brasilidade. A tolha, por exemplo, pode ser substituída por folhas de plantas. A utilização de frutas e animais é uma tendência atual da decoração, então é hora de aproveitar objetos que trazem tais referências”, explica ele.
O tipo de decoração vai depender de como os convidados serão recebidos, da formalidade, e, é claro, do espaço no qual serão dispostas as mesas e os pratos. Para receber muitas pessoas, a dica do decorador é um ambiente mais informal com sofás, almofadas, bancos e tapetes. Se o ambiente for mais formal e for inevitável a utilização de mesas postas, procure distribuí-las bem.
Vale ressaltar que decoração bonita não é sinônimo de gastar muito. Segundo Nardim, para economizar a pessoa precisa planejar como vai querer o ambiente. “É sempre bom buscar nos próprios utensílios de casa aquilo que pode ser aproveitado: toalhas, talheres, copos, vasos e objetos decorativos. Só depois de verificar seu acervo vá as compras e, na hora de escolher, opte por coisas que poderão ser reutilizadas em outras ocasiões”, finaliza.